Você está em: 

Vice-Presidência

Apresentação

A Vice-Presidência do TJMSP é exercida por juiz eleito por seus pares, integrantes do Tribunal Pleno, a cada dois anos, e tem suas competências jurisdicionais e administrativas definidas pelo Regimento Interno do TJMSP, observado o que dispõe a Lei Orgânica da Magistratura Nacional. De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Justiça Militar (RITJMSP), compete ao vice-presidente substituir o presidente da Corte em suas ausências, qualquer que seja o motivo; presidir a câmara da qual participa; relatar ao Tribunal recurso administrativo contra decisão do Presidente; relatar, com voto, os agravos interpostos contra suas decisões; despachar, até a distribuição, mandados de segurança impetrados contra o Presidente; exercer a função de Ouvidor do Tribunal.

Vice-Presidente - Fernando Pereira (biênio 2024/2025)

Desembargador militar Fernando Pereira

Nascido em São Paulo, Capital, no dia 18 de maio de 1953, ingressou na então 
Força Pública do Estado de São Paulo em 13 de fevereiro de 1970.

Declarado Aspirante a Oficial pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco no ano de 1974 (Turma “Cidade de São Paulo”), foi promovido por merecimento a todos os postos do oficialato, tendo galgado o de Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares em 3 de fevereiro de 2001.

No posto de Coronel exerceu as funções de Diretor de Pessoal, Chefe de Gabinete do Comandante Geral, Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar e Subcomandante Geral da Polícia Militar.

Nomeado Juiz do Tribunal de Justiça Militar por decreto publicado no dia 25 de março de 2005, tomou posse no dia 28 do referido mês e ano.

Exerceu os cargos de Corregedor Geral da Justiça Militar do Estado de São Paulo no biênio 2006/2007, de Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo no biênio de 2008/2009 e de Vice-Presidente do mesmo Tribunal no biênio 2014/2015.

Além dos cursos próprios da carreira militar graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, com especialização em Direito Penal e Criminologia, curso frequentado no período de 1976 a 1980 na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

É associado colaborador do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e membro do Conselho Editorial da Revista “Direito Militar”, publicação editada pela Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais.