Os Tribunais de Justiça Militar (TJMs) combinam a experiência forense e acadêmica com a vivência da caserna e das academias militares. Os juízes militares, atuando em tribunais colegiados, possuem a habilidade de compreender a gravidade das situações e as circunstâncias que as cercam, contribuindo para esclarecer os fatos em julgamento. Sua experiência permite explorar a prova de maneira mais eficaz, questionar, analisar e decidir, sempre prevalecendo a decisão da maioria.
A eficiência dos TJMs é medida por indicadores estratégicos, refletidos em painéis de resultados disponíveis em seus sites institucionais. Os TJMs, incluindo o CNJ em seus Relatórios Justiça em Números, são reconhecidos por sua celeridade no julgamento de processos e pela redução significativa do acervo pendente.
Contudo, a verdadeira importância da Justiça Militar vai além dos números de processos, pois sua existência contribui para prevenir crimes, ao deter servidores públicos militarizados treinados e armados, responsáveis pela defesa da pátria e da paz social.
O conhecimento das singularidades da atividade militar e dos mecanismos de controle e fiscalização desempenha um papel crucial por desestimular infrações cometidas por esse grupo especializado.