quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Enio Luiz Rossetto, participou na manhã desta quarta-feira, 18/12, do lançamento da Plataforma de Inquérito Policial Militar Eletrônico. O evento, realizado na sede do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), contou com a presença do comandante geral da PM, cel. Cássio Araújo de Freitas, do corregedor geral da PM, cel. Fábio Sérgio do Amaral e integrantes da PM.
A plataforma IPM Eletrônico, desenvolvida pela Corregedoria da PM com o apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJMSP, possibilita que os procedimentos de cunho administrativo investigatório sejam confeccionados totalmente de forma eletrônica e posteriormente distribuídos no Processo Judicial Eletrônico – PJe do TJMSP.
O presidente do TJMSP considerou o lançamento da plataforma um marco para a Corregedoria. “Estamos mudando o rumo das investigações, adaptando-as às mudanças tecnológicas. Acredito que a plataforma terá um grande impacto positivo na questão da celeridade, da mesma forma que as audiências virtuais tiveram nos processos” O desembargador destacou ainda que, no âmbito do TJM, o próximo desafio será a conservação das provas digitais, sendo necessária uma revisão na cadeia de custódia.
Para o corregedor, o IPM Eletrônico oferece uma série de benefícios, entre eles, economia de recursos financeiros e de tempo, garantia de segurança dos dados coletados e maior respeito aos direitos dos acusados. O coronel também falou da importância da inovação. “O lançamento da plataforma coloca a Corregedoria no mesmo patamar de outras áreas da corporação que usam as inovações tecnológicas em suas atividades de trabalho”.
O cel. Cássio Araújo destacou que o IPM Eletrônico está incorporado ao conceito da hierarquia e disciplina, que rege a PM. “Como em qualquer atividade, no trabalho da PM sempre há pontos a serem melhorados e a plataforma de IPM eletrônico é um caminho para que isso aconteça”.
De acordo com o Diretor de Tecnologia da Informação do TJMSP, Alessandro Torlezi, a comunicação entre as instituições nos procedimentos investigatórios é um tripé formado pela PM, Ministério Público e TJM. “O desenvolvimento da plataforma possibilitou que a comunicação entre os entes seja mais fluída, ágil, transparente e segura, beneficiando todo o trâmite do processo investigatório”.
Durante o evento, o presidente do TJMSP foi agraciado com a medalha Challenge Coin da Corregedoria da PM.
Por Imprensa TJMSP