quarta-feira, 16 de outubro de 2024
O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, desembargador militar Enio Luiz Rosseto foi agraciado com a medalha “Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar – Rota” durante a cerimônia em comemoração ao 54º aniversário da Rota da Polícia Militar, realizada na sede do 1º Batalhão de Polícia de Choque.
A medalha “Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar”, instituída pelo Decreto nº 66.712, de 10 de maio de 2022, homenageia personalidades ou instituições que tenham contribuído, apoiado ou valorizado as atividades implementadas pela Rota, ou prestado relevantes serviços ao Estado e à população paulista.
A cerimônia ocorreu na presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado André do Prado e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Houve recepção à Bandeira Nacional, apresentação das tropas e desfile de viaturas.
O governador Tarcísio de Freitas destacou a harmonia existente entre os três poderes do Estado de São Paulo, “fundamental, sobretudo para a segurança pública”. “Estamos falando da proteção de um estado que representa um terço do PIB nacional e abriga 22% da população. São 44 milhões de brasileiros vivendo em território paulista”, afirmou.
O comandante do 1º Batalhão de Polícia de Choque, tenente-coronel Leonardo Akira Takahashi, destacou o trabalho de combate ao crime ultraviolento e organizado e exaltou as funções da unidade, considerada a tropa de elite da Polícia Militar. “A Rota completa 54 anos de história tornando-se um modelo de atuação de patrulhamento tático.”
O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Cássio Araújo de Freitas relembrou a história da unidade. “No dia 15 de outubro de 1970, uma singela nota de serviço criou as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar. Nesse pátio, nós aprendemos a defender a sociedade e vamos seguir fazendo isso em qualquer missão”, declarou.
Também prestigiaram o evento o delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Artur Dian; o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o secretário municipal de Justiça, Fernando José da Costa; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP (APMTJ), coronel PM Marco Antônio Pimentel Pires, além de autoridades civis e militares.
Por: Imprensa TJMSP