Você está em: 

Conheça a UMF das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, criada pelo CNJ

Postada em |
Categoria: ESG

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) reforça a importância de iniciativas voltadas à proteção e promoção dos Direitos Humanos, destacando a Resolução nº 364, de 12 de janeiro de 2021, editada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este ato normativo instituiu a Unidade de Monitoramento e Fiscalização das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (UMF/CNJ), com o objetivo de garantir o cumprimento das decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos pelo Estado brasileiro.

A UMF/CNJ tem como foco monitorar e fiscalizar as medidas adotadas pelo Poder Público em resposta às sentenças, medidas provisórias e opiniões consultivas emitidas pela Corte Interamericana. Trata-se de um passo crucial para assegurar que as obrigações internacionais assumidas pelo Brasil em matéria de Direitos Humanos sejam devidamente respeitadas e executadas no âmbito nacional.

Realizada em dezembro de 2020, outra iniciativa do CNJ foi firmar um Memorando de Entendimento com a Corte Interamericana de Direitos Humanos. A parceria interinstitucional tem como uma das metas a criação de um repositório online da jurisprudência da Corte IDH em língua portuguesa, traduzindo e tornando acessíveis ao público as decisões, pareceres consultivos e medidas provisórias relacionadas ao Brasil, o que contribui com a disseminação do conhecimento sobre os Direitos Humanos e o Direito Internacional no País.

Interessados(as) podem acessar as publicações e dados sobre casos contenciosos envolvendo o Estado brasileiro e a jurisprudência da Corte IDH em língua portuguesa por meio do site do CNJ

O TJMSP reafirma seu compromisso com a promoção dos Direitos Humanos, alinhando-se às iniciativas do CNJ para fortalecer o respeito às decisões internacionais e a transparência nas ações voltadas à justiça e à dignidade humana.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Participantes do GT de Inteligência Artificial, com a presença do presidente do TJMSP, desembargador militar Enio Luiz Rossetto

Inteligência artificial em pauta no TJMSP: Grupo de Trabalho mapeia caminhos para uso seguro e estratégico

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Arte institucional com fundo azul-escuro. À esquerda, há um ícone branco representando um documento com três linhas horizontais e um selo de validação (círculo com check). À direita do ícone, está o texto em duas linhas: CERTIDÃO DE MILITÂNCIA Emissão de certidões de militância para advogados(as) no 1º e 2º Grau de Jurisdição O título está em letras maiúsculas e brancas, com destaque. O texto explicativo logo abaixo está em fonte mais fina e cor cinza-clara, mantendo o alinhamento à direita do ícone. A composição transmite seriedade, clareza e modernidade, adequada ao ambiente institucional do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.

Portal do TJMSP passa a oferecer emissão online de certidão de militância

Postada em |
Categoria: Inovação
A imagem mostra uma pessoa segurando cuidadosamente um pequeno globo terrestre colorido com as duas mãos em concha. A pessoa veste uma camiseta azul, e o fundo desfocado sugere um ambiente ao ar livre, com vegetação. A composição transmite uma mensagem de cuidado, responsabilidade e proteção do planeta.

Compromisso com o planeta: ação concreta no TJMSP

Postada em |
Categoria: Sustentabilidade

Noticias