quarta-feira, 10 de julho de 2024
Na manhã de ontem (9/7), o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), des. mil. Enio Luiz Rossetto, esteve presente no desfile do 92º aniversário da Revolução Constitucionalista, que ocorreu em frente ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 1932, no Parque do Ibirapuera. O evento reuniu diferentes autoridades e grupamentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, bem como integrantes do Exército, Marinha, Força Aérea, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana, além de organizações civis.
Na ocasião, o governador Tarcísio de Freitas fez a entrega da Medalha Constitucionalista a 32 civis e militares homenageados por serviços prestados a São Paulo, incluindo os secretários estaduais Guilherme Derrite (Segurança Pública) e Marilia Marton (Cultura, Indústria e Economia Criativas), o chefe de gabinete André Porto e o controlador-geral do Estado, Wagner Rosário.
Em seguida, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sediou uma sessão solene para celebrar o 92º Aniversário do Movimento. Com a entrega da Medalha Nove de Julho, foram homenageadas 58 personalidades civis e militares que se destacaram pelos serviços prestados a São Paulo e pelo apoio aos ideais constitucionalistas.
A cerimônia ocorre anualmente em celebração ao marco histórico de 9 de julho de 1932, que simboliza a luta pela democracia e a constitucionalidade. A data marca o levante de São Paulo contra o governo provisório de Getúlio Vargas, defendendo a restauração do Estado de direito e o respeito à Constituição. O conflito envolveu cerca de 50 mil paulistas durante três meses e culminou na elaboração da Constituição brasileira de 1934, consolidando princípios fundamentais para a nação.
A data é feriado estadual em São Paulo, instituído pela Lei 9.497 de 1997, e é lembrado como a Data Magna do estado. O TJMSP honra a memória dos heróis MMDC e de todos os que se sacrificaram pela justiça e pela liberdade.
Por: Imprensa TJMSP