terça-feira, 25 de junho de 2024
O Coral do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) realizou seu 3º ensaio nesta segunda-feira (17/6). Sob as regências do Subtenente Jeimis Henrique Mota Alvarenga e do Cabo PM Samuel Gomes de Paula, o encontro teve o objetivo de integrar a abordagem teórica à prática, o que é essencial para o aperfeiçoamento dos(as) coralistas.
Os(as) participantes iniciaram com uma aula de teoria musical que expôs noções fundamentais de leitura de partituras, ritmo e harmonia, acompanhada por uma introdução à fisiologia da voz, onde foram exploradas as técnicas de uso eficiente e saudável do aparelho vocal. Em seguida, o grupo passou por uma sessão de alongamento físico e aquecimento vocal, que ajudam a prevenir tensões e melhorar a qualidade do canto. Essa etapa foi seguida pelos vocalizes, exercícios específicos para desenvolver a ressonância, a projeção e a afinação das vozes. Para aplicar o conhecimento adquirido, os(as) coralistas ensaiaram a música “Sabiá”, de Luiz Gonzaga.
Nas semanas anteriores, o Subtenente Mota conduziu testes de identificação de timbre e identificação vocal por naipe. Esta análise permitiu a formação de um coro equilibrado e coeso, garantindo que cada voz fosse posicionada em sua tessitura mais adequada.
Implementada pela Presidência do TJMSP, a iniciativa acontece em parceria com o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida e fortalecer os laços entre participantes, contribuindo para a construção de um ambiente mais harmonioso e colaborativo no Tribunal.
Por: Imprensa TJMSP