sexta-feira, 8 de março de 2024
Leila Maria da Silva Suda tem uma história de 36 anos no Tribunal. Ela ingressou em 1988, depois de passar num concurso público para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário.
Em seu primeiro dia ela ficou sabendo que já começaria trabalhando na Presidência, onde atuou como Oficial de Gabinete e, após 2 anos, recebeu a oportunidade de atuar como Assessora do Presidente.
“Me senti muito reconhecida. Àquela altura, os cargos de direção, chefia e assessoria só eram ocupados por homens, então eu fui a primeira mulher que atuou como Assessora da presidência”, conta Leila. Em 10 anos, ela assessorou os presidentes de 6 diferentes gestões do TJMSP.
Mas essa não foi a primeira mudança que Leila protagonizou no Tribunal. Certo dia, pouco depois de ingressar, ela chegou no trabalho vestindo uma calça. Ela não tinha ideia, mas isso era algo que nenhuma mulher que atuava no andar da Presidência tinha feito até então. Sua roupa gerou tanto burburinho que um de seus colegas conversou com o presidente da época – e, desde então, todas as mulheres passaram a poder usar calças. Leila foi, portanto, a primeira mulher a usar calças no Tribunal!
Ao final desse ciclo, ela foi convidada a escolher sua nova lotação, e optou por atuar na Diretoria de Recursos Humanos. “Não encontrei grandes dificuldades de adaptação e, através do meu trabalho, logo adquiri a confiança dos meus colegas. Vinte e três anos se passaram e estou aqui até hoje”. Leila atua na Seção de Contagem de Tempo, e acredita que a diversidade de gênero é essencial para ampliar as perspectivas e habilidades da equipe, o que naturalmente leva a melhores resultados.
Quer conhecer a Trajetória de Valor de outras mulheres que compõem o TJMSP?! Ao longo desse mês você poderá acompanhar as entrevistas feitas pela Assistência de Imprensa e Comunicação com o apoio da Comissão de Participação Institucional Feminina 😉
Por: Imprensa TJMSP