Você está em: 

Trajetórias de valor: Confira a 5ª entrevista da série!

Postada em |

domingo, 31 de março de 2024

Maria Elisa Terra Alves tomou posse como Juíza Substituta do TJMSP em abril de 2021, após ser aprovada em 1º lugar no Concurso da Magistratura. Ela assumiu a função após um longo período sem magistradas nesta Casa.

Formada em Direito em 2002, ela se tornou advogada logo depois de se graduar e teve a oportunidade de cursar Mestrado em Direito Penal em Münster, na Alemanha. De 2016 até a sua nomeação no TJMSP, foi procuradora e procuradora-chefe na Câmara Municipal de Santos – SP. Desde 2021, já atuou nesta Casa na área Cível, Criminal e de Inquéritos, e exerce o papel de Presidente do Comitê de Participação Institucional Feminina, onde tem conduzido estudos de diagnóstico da atuação de mulheres em cargos de liderança.

Para ela, o fato de estar em um ambiente majoritariamente masculino não muda a sua atuação diretamente. Apesar disso, às vezes sente que nem todas as pessoas estão preparadas para contracenar com uma mulher em posição de autoridade. “Quando um homem assume uma postura mais rígida, isso não gera o mesmo estranhamento”, conta.

Quando questionada sobre a importância da presença de mulheres na magistratura, Maria Elisa não tem dúvidas: “O maior ganho é a representatividade. Quando a decisão sobre um conflito abrange a perspectiva de seus envolvidos, reforça-se sua legitimidade e seu papel educativo. Em um país que padece de desigualdade e violência de gênero, seu combate passa necessariamente pela presença feminina no Poder Judiciário.“ Por essa razão, ela valoriza iniciativas como a do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu em 2023 as diretrizes do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero.

Quer conhecer a Trajetória de Valor de outras mulheres que compõem o TJMSP?! Ao longo do Mês Internacional da Mulher, foram divulgadas as da LeilaThaisMarilucia Adriana, produzidas pela Assistência de Imprensa e Comunicação com o apoio da Comissão de Participação Institucional Feminina 😉

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

18º Seminário Nacional das Justiças Militares tem abertura marcada por reflexões sobre modernização e valorização da Justiça Militar

Postada em |
Participantes do GT de Inteligência Artificial, com a presença do presidente do TJMSP, desembargador militar Enio Luiz Rossetto

Inteligência artificial em pauta no TJMSP: Grupo de Trabalho mapeia caminhos para uso seguro e estratégico

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Arte institucional com fundo azul-escuro. À esquerda, há um ícone branco representando um documento com três linhas horizontais e um selo de validação (círculo com check). À direita do ícone, está o texto em duas linhas: CERTIDÃO DE MILITÂNCIA Emissão de certidões de militância para advogados(as) no 1º e 2º Grau de Jurisdição O título está em letras maiúsculas e brancas, com destaque. O texto explicativo logo abaixo está em fonte mais fina e cor cinza-clara, mantendo o alinhamento à direita do ícone. A composição transmite seriedade, clareza e modernidade, adequada ao ambiente institucional do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.

Portal do TJMSP passa a oferecer emissão online de certidão de militância

Postada em |
Categoria: Inovação

Noticias