Você está em: 

Justiça Militar da União completa 216 anos de história

Postada em |

segunda-feira, 1 de abril de 2024

O dia de hoje é um importante marco histórico da Justiça brasileira: há 216 anos, era criada a Justiça Militar da União, considerada a mais antiga justiça do país. Desde sua criação em 1808, por iniciativa do Príncipe Regente de Portugal, D. João VI, a Justiça Militar tem desempenhado um papel fundamental na preservação da disciplina e na garantia da conduta ética dos oficiais militares.

Nesses mais de dois séculos, a Justiça Militar tem sido testemunha e protagonista de eventos marcantes da história nacional. Um dos momentos mais significativos na trajetória desta instituição foi sua transição do Poder Executivo para o Judiciário no ano de 1934, um movimento que fortaleceu sua autonomia e imparcialidade e reforçou a importância como um pilar essencial do Estado de Direito.

Neste aniversário de 216 anos, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) presta homenagem à Justiça Militar da União e a todos os profissionais dedicados que a servem, celebrando o seu legado e compromisso com a nação brasileira.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Banner de divulgação de evento. À direita, a imagem de uma mulher negra, de cabelos cacheados, usando uma blusa branca e saia estampada em tons de laranja, amarelo e vermelho. Ela sorri com os braços cruzados, em frente a um ambiente com mobiliário clássico e uma bandeira do Brasil ao fundo. À esquerda, o texto:

Inscreva-se para a palestra “Jurisvivência e Justiça Militar: narrativas negras contra o racismo estrutural”, ministrada pela Dra. Flávia Martins de Carvalho

Postada em |
Categoria: Equidade Racial
Sistema de Jurisprudência por tema aberto em um notebook

Pesquisa de Jurisprudência do TJMSP: veja passo a passo e recursos disponíveis

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Considerações acadêmicas e debates jurídicos encerram o 18º Seminário Nacional das Justiças Militares

Noticias