terça-feira, 17 de maio de 2022
O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) esteve presente no II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que aconteceu entre os dias 10 e 13/5 no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), com o tema “História, Memória e Patrimônios”. O diretor da Escola Judiciária Militar do TJMSP, juiz Silvio Hiroshi Oyama, representou a instituição no evento promovido pelo TJPE, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Memojus Brasil, Memojutra, TRF5, TRE-PE, TRT e Justiça Federal de Pernambuco.
O Encontro, além de marcar o Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado em 10 de maio, objetiva valorizar a memória institucional do Poder Judiciário, promover o intercâmbio de experiências e o estreitamento dos laços entre os órgãos. A data foi instituída por meio da Resolução CNJ nº 316/2020 com o intuito de preservar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico e cultural, bem como destacar a importância da Memória da Justiça brasileira.
Ainda no dia 10/5, o presidente do TJMSP, juiz Orlando Eduardo Geraldi, participou das comemorações do 23º aniversário do Jornal Semanário da Zona Norte, em São Paulo. O evento também contou com a presença do corregedor-geral, juiz Enio Luiz Rossetto, dos juízes do TJMSP Fernando Pereira e Clovis Santinon e do juiz de Direito da 2ª Auditoria Militar, Lauro Ribeiro Escobar Junior.
Já no dia 12/5, o presidente participou da abertura do XIV Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador/BA, que ocorreu até o dia 14/5. Realizado a cada três anos para aprimoramento do Poder Judiciário, o evento tem objetivos culturais e científicos sem fins lucrativos. Além de Orlando Eduardo Geraldi, o vice-presidente do TJMSP, Paulo Adib Casseb, e o juiz do TJMSP Clovis Santinon também prestigiaram o evento promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Considerado o maior evento do Poder Judiciário do Brasil, o encontro contou ainda com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e do governador da Bahia, Rui Costa.
A Justiça Militar esteve em pauta e o vice-presidente do TJMSP e presidente da Coordenadoria da Justiça Militar da AMB, Paulo Adib Casseb conduziu a reunião que tratou de temas importantes para a sociedade e para a Magistratura.
Na sexta-feira, 13/5, o corregedor-geral da Justiça Militar Estadual, Enio Luiz Rossetto, prestigiou a cerimônia de entrega de espadins aos 199 novos alunos-oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), em São Paulo. Os novos alunos oficiais iniciarão o curso em julho deste ano, com previsão de término para julho de 2025. O espadim entregue no início do curso é o símbolo do cadete e representa o patriotismo e a justiça. Com uma tradição de mais de um século, a honraria acompanha o aluno-oficial até a sua formatura como aspirante a oficial, momento em que é trocado por uma espada.
Por: Imprensa TJMSP