Você está em: 

Mostra de arte internacional na sede do TJMSP

Postada em |

quinta-feira, 19/5/2022

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) abriga até o dia 18 de junho a mostra de arte internacional “Gênese”. Com obras dos artistas plásticos Helena Soares, Luiz Quadrio e Peng Wen Yu, a exposição tem curadoria de José Carlos Acerbi, Presidente da Associação Paulista de Belas Artes, e busca mostrar como a arte pode ajudar as pessoas a refletirem sobre os diversos tipos de relacionamento.

“Gênese” é composta por obras produzidas em aquarela, tinta acrílica e óleo sobre tela, em linguagem tradicional e contemporânea, com representações de paisagens urbanas, retratos e pinturas abstratas.

Os trabalhos ilustram a busca de cada artista por suas origens mais fundamentais para ressignificar o sentido dos relacionamentos com a vida: do relacionamento pessoal interior, encarando sua própria forma de perceber-se como um ser atuante no enorme mundo que o cerca; ou por meio da relação com seus familiares e em contato com sua própria religiosidade; ou até descobrindo-se como parte do equilíbrio inato da natureza percebida pela visão tradicional chinesa.

A abertura da mostra acontece no próximo sábado (21/5), às 15h, no Auditório do TJMSP e as obras ficarão expostas no andar térreo.

Sobre os artistas

Helena Soares – Artista visual, natural de Itaipé – MG. Formada em Bacharelado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. No processo de graduação como universitária, participou da segunda fase de seleção no Edital SPArte/2019 – Festival Internacional de Arte de São Paulo, que aconteceu no pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera. Atuou como gestora administrativa da Mostra BA 2019/1. Em julho de 2019, participou da exposição APBA 77 Anos, na sede do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, premiada com medalhas de prata com a exposição da série “Liturgia”, pintura hiper-realista. Em setembro de 2019, recebeu prêmio de Menção Honrosa com a obra “Delzira Comim” – OST – Salão da Primavera, pela Associação Paulista de Belas Artes. Em 2021, foi premiada com Medalha de Ouro com a obra “EPI”, pela APBA e TJMSP. Sua linguagem se relaciona à pintura em diferentes técnicas, além da utilização de outras formas artísticas relacionadas às técnicas de gravura, escultura e performance, no contexto tradicional e contemporâneo.

Luiz Quadrio – Artista visual paulistano, Luiz Quadrio é formado em Licenciatura em Artes Visuais pela FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas) onde recebeu a Láurea pelo seu ótimo desempenho como melhor aluno. Em 2013 participou da exposição coletiva em homenagem aos 20 Anos do Legado de Ayrton Senna, realizada no Hotel Transamérica. Em 2014 participou da Velocult, outra exposição coletiva realizada para homenagear os grandes pilotos representantes do automobilismo brasileiro: Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna entre outros. Tatuador e atualmente professor de desenho e pintura na escola Area-E Escola de Artes e fundador da empresa Quadrio Arts Studio. Realiza trabalhos e leciona técnicas de desenho avançado focado em realismo com lápis grafite, carvão e caneta esferográfica além de técnicas de pintura com lápis de cor, aquarela, óleo, guache e tinta acrílica. Já atendeu mais de 300 alunos.

Peng Wen Yu – Médico taiwanês, natural de Taipei, Taiwuan, vive no Brasil há 30 anos. Doutorado em Acupuntura Chinesa, pesquisador em diversas áreas da medicina e artista visual. Premiado com diversas medalhas de ouro e de prata em 2021 como pintor aquarelista, pela Associação Paulista de Belas Artes. Desenvolve seus trabalhos artísticos a partir de uma visão espiritual da realidade, que permite ao ser humano a constante busca pelo bem estar e paz interior. Sua produção artística se baseia na pintura de paisagens, agregando elementos diversos em suas composições. Parte do abstracionismo geométrico, evoluindo para novas linguagens como o realismo e surrealismo, com características de um estilo impressionista, deixando revelar em suas obras a beleza peculiar da cultura oriental e sua filosofia de vida.

Serviço

“Gênese” – mostra coletiva de Helena Soares, Luiz Quadrio e Peng Wen Yu

Local: Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo

Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 285, Vila Buarque

Período de exibição: 21 de maio a 18 de junho – de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Abertura: 21 de maio, a partir das 15h

Entrada gratuita    

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Na imagem, três autoridades participam de um painel no auditório do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo. Ao centro, sentado em um sofá vermelho de dois lugares, está o presidente do TJMSP, desembargador militar Enio Luiz Rossetto. À esquerda, o promotor de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Dr. Marcel Del Biano Cestaro, segura um microfone e fala ao público. À direita, o promotor de Justiça Militar da União, Dr. Cícero Robson Coimbra Neves, ouve atentamente. Ambos estão sentados em poltronas vermelhas. Ao fundo, há bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do Poder Judiciário da Justiça Militar. A mesa de centro contém livros, copos e materiais de apoio. O ambiente é formal, com iluminação suave e decoração institucional.

Reforma do Código de Processo Penal Militar é debatida no XVIII Seminário Nacional das Justiças Militares

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Palestra no Seminário Nacional das Justiças Militares discute “Julgamento com Perspectiva de Gênero”

Postada em |
Categoria: Sem categoria

18º Seminário Nacional das Justiças Militares tem abertura marcada por reflexões sobre modernização e valorização da Justiça Militar

Postada em |

Noticias