Você está em: 

TJMSP prestigia lançamento da plataforma de IPM Eletrônico da Corregedoria da PM

Postada em |

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Enio Luiz Rossetto, participou na manhã desta quarta-feira, 18/12, do lançamento da Plataforma de Inquérito Policial Militar Eletrônico. O evento, realizado na sede do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), contou com a presença do comandante geral da PM, cel. Cássio Araújo de Freitas, do corregedor geral da PM, cel. Fábio Sérgio do Amaral e integrantes da PM.

Público de auditório cheio, composto em maioria por policiais militares fardados, assiste à fala do desembargador militar Enio Luiz Rossetto
Militares no Lançamento do IPM Eletrônico

A plataforma IPM Eletrônico, desenvolvida pela Corregedoria da PM com o apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJMSP, possibilita que os procedimentos de cunho administrativo investigatório sejam confeccionados totalmente de forma eletrônica e posteriormente distribuídos no Processo Judicial Eletrônico – PJe do TJMSP.

O presidente do TJMSP considerou o lançamento da plataforma um marco para a Corregedoria. “Estamos mudando o rumo das investigações, adaptando-as às mudanças tecnológicas. Acredito que a plataforma terá um grande impacto positivo na questão da celeridade, da mesma forma que as audiências virtuais tiveram nos processos” O desembargador destacou ainda que, no âmbito do TJM, o próximo desafio será a conservação das provas digitais, sendo necessária uma revisão na cadeia de custódia.

Para o corregedor, o IPM Eletrônico oferece uma série de benefícios, entre eles, economia de recursos financeiros e de tempo, garantia de segurança dos dados coletados e maior respeito aos direitos dos acusados. O coronel também falou da importância da inovação. “O lançamento da plataforma coloca a Corregedoria no mesmo patamar de outras áreas da corporação que usam as inovações tecnológicas em suas atividades de trabalho”.

Policial militar fardado fala em frente ao público
Cel. Cássio Araújo em seu discurso

O cel. Cássio Araújo destacou que o IPM Eletrônico está incorporado ao conceito da hierarquia e disciplina, que rege a PM. “Como em qualquer atividade, no trabalho da PM sempre há pontos a serem melhorados e a plataforma de IPM eletrônico é um caminho para que isso aconteça”.

De acordo com o Diretor de Tecnologia da Informação do TJMSP, Alessandro Torlezi, a comunicação entre as instituições nos procedimentos investigatórios é um tripé formado pela PM, Ministério Público e TJM. “O desenvolvimento da plataforma possibilitou que a comunicação entre os entes seja mais fluída, ágil, transparente e segura, beneficiando todo o trâmite do processo investigatório”.

Desembargador militar Enio Luiz Rossetto segura certificado e reconhecimento, sorrindo, ao lado de dois oficiais fardados da Corregedoria
Des. Mil. Enio Luiz Rossetto com medalha Challenge Coin

Durante o evento, o presidente do TJMSP foi agraciado com a medalha Challenge Coin da Corregedoria da PM.

Por Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

TJMSP  participa de solenidade de posse do novo presidente do CCOGE

Postada em |
Posse Diretoria da OAB-SP na Sala São Paulo

TJMSP prestigia posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo

Postada em |
Em fundo de papel envelhecido e amarelado, há uma textura de tecido amarelado cortada e o texto em preto: 88 anos de TJMSP (em negrito) e, abaixo, em letra cursiva, Conheça a Justiça Militar!

Avanços e tradição: marcos que moldaram a Justiça Militar Paulista no século XXI

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Noticias