Sexta-feira, 13 de novembro de 2024
Júllia Nascimento, Pedro Henrique Aulucci e Ruan Chicuta Romano são alunos do curso de Serviços Jurídicos da ETEC Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira, localizada no bairro de Artur Alvim, zona leste da Capital.
A turma ainda está no primeiro ano e não imaginava que tão cedo teria contato com a rotina do Judiciário. Graças a um trabalho escolar, os alunos tiveram a oportunidade de conferir na prática como é o dia a dia na tramitação de processos e até um julgamento na esfera da justiça militar.
Em recente visita ao Tribunal de Justiça Militar de São Paulo – TJMSP, os estudantes foram recebidos pelo coordenador do Cartório Criminal, Leandro de Souza Andrade que explicou sobre as atribuições específicas da Justiça Militar Estadual, além do seu funcionamento.
Os alunos também tiveram a oportunidade de explorar uma sala de audiência, entendendo sua organização e os papéis de cada profissional presente. Além disso, acompanharam uma sessão de julgamento, conduzida pelo juiz de Direito José Álvaro Machado Marques, da 4ª Auditoria Militar Estadual – AME. A experiência proporcionou vivenciar de perto a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.
Os estudantes também visitaram o Procon, o Tribunal Regional do Trabalho – TRT e fizeram contato por telefone com a Polícia Federal. Chamou a atenção dos alunos, a presteza com que foram atendidos no TJMSP.
“Com a visita conseguimos entender muitas coisas que são apresentadas no curso, além de ampliar a nossa percepção sobre a imensa gama de atribuições que a esfera jurídica possui”, afirma Júllia Nascimento, 15 anos.
Essas atividades reforçam a importância da vivência prática no processo educativo, permitindo que os estudantes compreendam a aplicação real do conteúdo teórico e, ao mesmo tempo, desenvolvam uma visão mais ampla e concreta sobre suas futuras áreas de atuação.
Por Imprensa TJMSP