quarta-feira, 27 de novembro de 2024
No Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), a Comissão Permanente de Licitações exerce um papel fundamental ao receber, examinar e julgar os documentos das licitações e procedimentos auxiliares, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 14.133/2021. Este grupo não atua isoladamente: em paralelo com o pregoeiro e as equipes de apoio, a comissão assegura que os processos licitatórios sejam conduzidos com eficiência, transparência e respeito às normas, viabilizando contratações que atendam às necessidades institucionais e garantam o cumprimento de princípios de integridade e legalidade.
A nova Lei de Licitações
Com a transição das Lei Federal nº 8.666/1993 para a Lei nº 14.133/2021, o cenário dos processos licitatórios no Brasil se modernizou, priorizando o ambiente digital e fortalecendo mecanismos de transparência e controle. Com o advento da Lei nº 10.520/2002, introduziu-se a modalidade Pregão, onde o pregoeiro já cumpria papel importante. A nova lei consolidou ainda mais essa modalidade, estabelecendo como regra os certames eletrônicos, conduzida na plataforma compras.gov.br.
Assim, o pregoeiro e as equipe de apoio ganham centralidade em licitações ordinárias, enquanto a Comissão passa a ser acionada apenas em casos específicos, como obras de engenharia de maior complexidade. Com o sistema digitalizado, a participação pública e a acessibilidade aumentaram, permitindo que qualquer cidadão acompanhe o processo licitatório e consulte documentos importantes. Tais documentos já podem ser consultados no site do TJMSP há muito tempo, por força da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) e, por conta da nova lei, passa a estar disponível também no portal de Compras.
Segregação de funções e colaboração interdisciplinar
A Nova Lei de Licitações também reforça o princípio da segregação de funções, essencial para minimizar riscos de integridade e garantir que cada etapa do processo seja realizada por grupos específicos. A Equipe de Planejamento da Contratação, por exemplo, é responsável por analisar a necessidade do Tribunal e detalhar os requisitos do objeto a ser contratado. A Comissão de Contratação, por sua vez, assegura que esses requisitos sejam seguidos na fase externa, contribuindo para que o processo ocorra conforme as normas do edital.
As funções de gestão e fiscalização dos contratos também são realizadas por equipes próprias, que acompanham de perto a execução dos serviços e o cumprimento das cláusulas contratuais. A interação entre essas áreas promove uma análise abrangente e técnica das licitações, enriquecida pela participação de profissionais especializados de diversas áreas, como Direito Público, Contabilidade, Engenharia e Tecnologia da Informação.
Com a atuação conjunta da Comissão de Contratação, do Pregoeiro e das Equipes de Apoio, TJMSP fortalece a segurança jurídica e a eficiência de suas contratações, assegurando que os processos licitatórios atendam ao interesse público e se alinhem às melhores práticas de governança e conformidade.
Por: Imprensa TJMSP