Você está em: 

Fortalecendo o desenvolvimento e o bem-estar de servidores(as): a atuação do Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas do TJMSP

Postada em |
Categoria: Servidores(as)

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Promover a gestão efetiva do trabalho e valorização de cada servidor e servidora: essa é a missão central do Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas (CGLGP) no TJMSP. Com iniciativas que vão do monitoramento do teletrabalho até ações de desenvolvimento profissional, o Comitê atua para garantir que o ambiente de trabalho seja eficiente, acolhedor e motivador. Suas ações são alinhadas aos objetivos institucionais e à Política Nacional de Gestão de Pessoas, contribuindo com uma cultura organizacional que valoriza o potencial de todos(as).

Instituído pela Portaria nº 217/2016-AssPres, em cumprimento à Resolução CNJ nº 240/2016, o CGLGP busca alinhar a gestão de pessoas aos objetivos institucionais do Tribunal e às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o qual estabelece a Política Nacional de Gestão de Pessoas do Judiciário. Essas determinações são a base central do Plano Estratégico Local de Gestão de Pessoas do TJMSP, que norteiam de forma direta a atuação do Comitê. O grupo é composto pelo desembargador militar Silvio Hiroshi Oyama, presidente do Comitê; Maria Elisa Terra Alves, Juíza de Direito Substituta; Leandro Tresinari Grangeiro, Diretor de Recursos Humanos; Anderson Flamínio Ciocca, Supervisor de Serviço na Diretoria de Tecnologia da Informação; João Fernando Marcelino, Escrevente Técnico Judiciário da Seção Processual 6.

Com o olhar voltado à qualidade de vida e desenvolvimento profissional dos servidores, o CGLGP monitora e avalia o desempenho das ações e políticas de gestão de pessoas. Quando necessário, também institui grupos de trabalho para aprimorar continuamente essas práticas, ajustando-as às necessidades da Corte.

Conheça abaixo os eixos de atuação do Comitê:

Teletrabalho
A pandemia da Covid-19 trouxe uma transformação radical ao ambiente de trabalho em diversas instituições, e no TJMSP não foi diferente. A adaptação trouxe desafios complexos: garantir a continuidade do serviço público com qualidade, mantendo a produtividade e preservando o bem-estar de servidores(as) naquele cenário. Nesse contexto, o CGLGP desempenhou papel estratégico na implementação.

Desde que a modalidade foi formalizada pela Resolução nº 85/2022-AssPres, o Comitê passou a gerenciá-la, assessorando a Presidência nas decisões e acompanhando o desenvolvimento remoto em todas as unidades. É o próprio Comitê Gestor que avalia regularmente o desempenho de servidores(as) que possuem liberação para atuar dessa forma. Por meio de relatório semestral, são coletados dados e sugestões de gestores(as), o que possibilita a proposição de melhorias para que o trabalho remoto esteja alinhado às metas institucionais e contribua para o bem-estar da equipe.

Desenvolvimento profissional e capacitação
O CGLGP também tem como prioridade a capacitação contínua do público interno. Os temas abordados são amplos: recentemente, foram realizados cursos para gestores(as) em parceria com o Senac, além de palestras sobre temas atuais, como as oportunidades e desafios do trabalho híbrido e ergonomia no teletrabalho.

Essa abordagem promove o desenvolvimento integral de servidores(as), reforçando o compromisso com a eficiência e a qualidade nos serviços prestados à sociedade. A atuação do Comitê é complementar ao trabalho da Escola Judiciária Militar, que desempenha papel significativo na formação continuada, ajudando a moldar equipes preparadas para um cenário de rápidas mudanças.

Valorização de servidores(as)
Para fortalecer o senso de pertencimento e criar um ambiente de trabalho cada vez mais positivo, o CGLGP tem se dedicado a promover ações que celebram a contribuição de cada servidor(a) ao TJMSP.

A Semana do(a) Servidor(a) Público(a), por exemplo, proporcionou a oportunidade de reconhecer e agradecer o esforço diário do corpo funcional, reforçando o compromisso de valorização formal dos talentos internos. Já a criação do Coral do TJMSP tem um propósito integrador: ao reunir servidores(as) em torno de uma atividade artística e colaborativa, se fortalecem os laços entre as equipes, destacando o valor que cada pessoa traz à instituição. O CGLGP também investe em ações de qualidade de vida, como palestras sobre saúde física e mental.

Essas iniciativas contribuem diretamente para uma cultura organizacional onde cada um(a) se sente parte essencial de um coletivo. “Quando fomentamos um clima de colaboração e reconhecimento, a melhoria no desempenho surge de forma natural. Estabelecer ritos formais para valorizar servidores e servidoras é não só manifestar algo que nós acreditamos: isso fortalece o engajamento, criando um ambiente de trabalho onde a motivação também se reflete em resultados”, destaca o desembargador militar Silvio Hiroshi Oyama, presidente do Comitê.

Monitoramento e indicadores de desempenho
Além de analisar a produtividade no teletrabalho, o CGLGP acompanha diversos indicadores para aprimorar a gestão de pessoas. Dentre eles, o índice de absenteísmo é analisado para identificar e minimizar ausências, principalmente após a pandemia, que impactou significativamente esses números. Outra métrica importante é a participação em ações de qualidade vida, como o programa de ginástica laboral. A análise contínua das métricas contribui com o aperfeiçoamento da gestão de pessoas com base em dados concretos, que podem ser endereçados por iniciativas do próprio Tribunal ou de parceiras com outras instituições, como o Iamspe ou o Departamento de Perícias Médicas do Estado.

No próximo ano, o CGLGP pretende renovar as iniciativas de capacitação, atualizando o mapeamento das necessidades do público interno. A proposta é que os treinamentos atendam tanto as demandas institucionais quanto o desenvolvimento profissional de servidores(as), promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e uma equipe qualificada.

Por meio dessas ações, o Comitê Gestor contribui para a construção de um ambiente acolhedor e eficiente no TJMSP, valorizando o potencial humano e contribuindo para a excelência dos serviços prestados à sociedade.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Presidente do TJMSP, des. mil. Enio Luiz Rossetto na solenidade de entrega da Medalha do Exército junto a demais autoridades condecoradas

Presidente do TJMSP recebe Medalha do Exército Brasileiro

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Embargos infringentes providos no TJMSP absolvem policiais militares

Postada em |
Categoria: Julgamentos

Presidência do TJMSP recebe Comitiva da Associação de Cabos e Soldados

Postada em |

Noticias