sexta-feira, 3 de maio de 2024
Na próxima semana, entre os dias 7 e 10 de maio, ocorrerá em São Paulo o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que contará com a presença de mais de 370 representantes de instituições judiciais de todos os estados brasileiros. Focado no tema “Memória: Preservação, Gestão e Inovação”, o evento é uma iniciativa conjunta do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A programação incluirá painéis, oficinas e visitas técnicas, proporcionando oportunidades de capacitação para os profissionais que atuam na área de memória do Poder Judiciário. No encerramento, serão anunciados os vencedores do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário de 2024, com a presença do presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso. Este prêmio reconhece ações, projetos, produções científicas ou trabalhos acadêmicos relacionados à preservação, valorização e difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário.
Desde sua primeira edição, o Enam tem registrado um crescimento contínuo de adesão, com aumento significativo da participação de magistrados das esferas estadual, federal, do Trabalho e da Justiça Militar. O Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário foi estabelecido pela Resolução CNJ nº 316/20 e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é comemorado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O objetivo principal é promover a preservação da história do Judiciário brasileiro e compartilhar experiências para aprimorar a gestão documental e de memória nos tribunais do país.
Por: Imprensa TJMSP