Você está em: 

TJMSP adere à campanha 24 horas pelo glaucoma: diagnóstico e tratamento precoces são o foco

Postada em |

quinta-feira, 18 de maio de 2023

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) participa da campanha “24 horas pelo glaucoma”. A ação ocorre no mês em que é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma (26/5), instituído pela Lei nº 10.456/2002.

A iniciativa é coordenada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A doença crônica é caracterizada pelo aumento da pressão do humor aquoso, substância produzida pelo globo ocular e pode causar a atrofia do nervo ocular, considerada uma das maiores causas de cegueira irreversível no mundo. No sábado, 20, a partir das 9h, o CBO apresenta em seu canal no YouTube uma transmissão ao vivo que contará com entrevistas, reportagens, depoimentos e diferentes aspectos relacionados ao glaucoma.

Estima-se que haja 80 milhões de pessoas com glaucoma no mundo, sendo que 5% desses casos resultam na perda total de visão. No Brasil, em 2022, havia 1,5 milhão de pessoas com a doença. Quase a metade desse grupo desconhecia sua condição por se tratar de doença de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial.

A boa notícia é que o glaucoma, mesmo que não tenha cura, pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

A melhor prática preventiva é fazer regularmente exames de medição de pressão intraocular com um oftalmologista.

Para reforçar a importância do diagnóstico e tratamento precoces, a fachada do edifício-sede do TJMSP está iluminada na cor verde, definida como símbolo da campanha, confirmando o compromisso da instituição em favor da saúde e do bem-estar dos brasileiros.

Por: Imprensa TJMSP

Sede do TJMSP iluminada de verde para lembrar sobre a prevenção e tratamento do glaucoma

Notícias relacionadas:

Na imagem, três autoridades participam de um painel no auditório do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo. Ao centro, sentado em um sofá vermelho de dois lugares, está o presidente do TJMSP, desembargador militar Enio Luiz Rossetto. À esquerda, o promotor de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Dr. Marcel Del Biano Cestaro, segura um microfone e fala ao público. À direita, o promotor de Justiça Militar da União, Dr. Cícero Robson Coimbra Neves, ouve atentamente. Ambos estão sentados em poltronas vermelhas. Ao fundo, há bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do Poder Judiciário da Justiça Militar. A mesa de centro contém livros, copos e materiais de apoio. O ambiente é formal, com iluminação suave e decoração institucional.

Reforma do Código de Processo Penal Militar é debatida no XVIII Seminário Nacional das Justiças Militares

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Palestra no Seminário Nacional das Justiças Militares discute “Julgamento com Perspectiva de Gênero”

Postada em |
Categoria: Sem categoria

18º Seminário Nacional das Justiças Militares tem abertura marcada por reflexões sobre modernização e valorização da Justiça Militar

Postada em |

Noticias