Você está em: 

TJMSP firma convênio para destinação de resíduos recicláveis para cooperativas

Postada em |

quinta-feira, 25/8/2022

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) firmou convênio com cooperativas de reciclagem para destinação de materiais recicláveis. A iniciativa valoriza a ação dos trabalhadores que se dedicam à reciclagem dos materiais ao mesmo tempo em que promove a preservação do meio ambiente.

O convênio foi assinado com a Cooperativa de Trabalho e da Coleta Seletiva dos Catadores da Baixada do Glicério, a Cooper Glicério, e a Cooperativa de Trabalho, Produção e Prestação de Serviços dos Catadores Autônomos de Materiais Reaproveitáveis, a Coopere Centro. Juntas, elas representam o sustento de mais de 107 famílias.

As cooperativas, selecionadas por meio de processo de chamamento público aberto à sociedade, irão receber toda a destinação de materiais recicláveis do tribunal: papel e papelão, plástico, metal e vidro. Só em 2021, por exemplo, o TJMSP doou 1125 kg de papel, 197 kg de plástico, 43 kg de metal e 35 kg de vidro e em 2022, até o mês de julho, foram doados 1621 kg de papel, 288 kg de plástico, 53 kg de metal e 38 kg de vidro.

O objetivo é minimizar os eventuais impactos ambientais negativos gerados pelo TJMSP em decorrência de suas atividades, aprimorando as ações voltadas à gestão de resíduos sólidos. A ação está prevista no Plano de Logística Sustentável do TJMSP e atende a meta 7 do Plano Estratégico do tribunal (Fortalecer as práticas de sustentabilidade), bem como a Meta Nacional 9 do Poder Judiciário Brasileiro (Realizar ações que visem à difusão da cultura da inovação em suas diversas dimensões e nas interações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, no âmbito do Poder Judiciário).

Agenda 2030 é um compromisso global assumido em 2015 por 193 países, incluindo o Brasil. A agenda é coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e propõe a ação de governos, instituições, empresas e a sociedade em geral para o enfrentamento dos maiores desafios do mundo contemporâneo. Foram eleitos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), relacionados com a efetivação dos direitos humanos e a promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões social, econômica, ambiental e institucional.

Além disso, com essa atuação o TJMSP cumpre sua parte no Pacto Global da ONU, do qual é signatário, e que possui 10 princípios universais a serem seguidos pelas organizações – o princípio número 7 estabelece a adoção de práticas para uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais.

Sobre as cooperativas

Fundada em 2006 por catadores de materiais recicláveis que trabalhavam por conta própria, realizando coleta com carroças no Centro de São Paulo, a Cooper Glicério busca melhorar as condições de trabalho e potencializar a comercialização de materiais, buscando criar relações de negócio com compradores, empresas, ONGs e o poder público. Já a Coopere Centro atua desde 2004 na capital.

Conforme resultado do sorteio realizado com as entidades, a cooperativa Cooper Glicério receberá o material nos primeiros 12 meses do contrato e a Coopere, nos 12 meses seguintes.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Presidente do TJMSP, des. mil. Enio Luiz Rossetto na solenidade de entrega da Medalha do Exército junto a demais autoridades condecoradas

Presidente do TJMSP recebe Medalha do Exército Brasileiro

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Embargos infringentes providos no TJMSP absolvem policiais militares

Postada em |
Categoria: Julgamentos

Presidência do TJMSP recebe Comitiva da Associação de Cabos e Soldados

Postada em |

Noticias