Você está em: 

TJMSP celebra Dia da Memória do Poder Judiciário

Postada em |

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Na terça-feira, 10 de maio, celebra-se o Dia da Memória do Poder Judiciário. A data, instituída por meio da Resolução nº 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de preservar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico e cultural, bem como destacar a importância da Memória da Justiça brasileira, marca a criação da Casa de Suplicação do Brasil, em 10 de maio de 1808, por alvará expedido por D. João VI, quando a maior parte dos recursos de apelações e agravos passaram a ser julgadas no Rio de Janeiro e não mais em Lisboa. Com essa medida, a Casa de Suplicação do Brasil passou a ser considerada como Superior Tribunal de Justiça, simbolizando uma certa independência da Justiça brasileira em relação à portuguesa.

Para celebrar, a Escola Judiciária Militar convida toda a sociedade a conhecer a história do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo por meio de uma visita ao Espaço Memória, presencial ou virtualmente, oportunidade em que poderá conhecer a memória do Tribunal e o legado de suas personalidades.

As visitas presenciais podem ser agendadas diretamente na Escola Judiciária Militar, por meio do telefone (11) 3218-3212 ou do e-mail ejmsp@tjmsp.jus.br. Já as visitas virtuais podem ocorrer a qualquer momento por meio do linkhttps://www.tjmsp.jus.br/visita-virtual-ao-espaco-memoria-da-justica-mlitar-paulista/ .

Doações – Com o objetivo de preservar e enriquecer ainda mais a história do TJMSP, a Escola Judiciária Militar aceita doações de material de valor histórico como togas, documentos, fotos, livros, reportagens, medalhas, canetas ou outros itens. As doações irão compor o acervo do Espaço Memória e ficarão em exposição em seu espaço no edifício-sede do TJMSP, localizado na Rua Dr. Vila Nova, 285, Vila Buarque, São Paulo/SP.

Por: Imprensa TJMSP, com informações da Escola Judiciária Militar e do CNJ

Notícias relacionadas:

Na imagem, três autoridades participam de um painel no auditório do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo. Ao centro, sentado em um sofá vermelho de dois lugares, está o presidente do TJMSP, desembargador militar Enio Luiz Rossetto. À esquerda, o promotor de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Dr. Marcel Del Biano Cestaro, segura um microfone e fala ao público. À direita, o promotor de Justiça Militar da União, Dr. Cícero Robson Coimbra Neves, ouve atentamente. Ambos estão sentados em poltronas vermelhas. Ao fundo, há bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do Poder Judiciário da Justiça Militar. A mesa de centro contém livros, copos e materiais de apoio. O ambiente é formal, com iluminação suave e decoração institucional.

Reforma do Código de Processo Penal Militar é debatida no XVIII Seminário Nacional das Justiças Militares

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Palestra no Seminário Nacional das Justiças Militares discute “Julgamento com Perspectiva de Gênero”

Postada em |
Categoria: Sem categoria

18º Seminário Nacional das Justiças Militares tem abertura marcada por reflexões sobre modernização e valorização da Justiça Militar

Postada em |

Noticias